FONTES PARA A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: REFLEXÕES SOBRE UM ITINERÁRIO DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11693Palavras-chave:
História da Educação, Instituições escolares, Fontes.Resumo
Este texto tem como objetivo discutir aspectos do fazer historiográfico no âmbito da História da Educação, especialmente sobre a temática das fontes para a pesquisa sobre a história das instituições escolares. Trata-se de uma discussão acerca das fontes para o estudo das instituições escolares na mesorregião do estado do Paraná denominada Norte Pioneiro. O artigo apresenta, de maneira geral, a importância dos estudos sobre a história das instituições escolares. Isso implica discutir como a temática se constituiu em uma das mais privilegiadas no interior da História da Educação nas últimas duas décadas. Na sequência, de modo mais específico, questiona-se a relevância da pesquisa sobre a temática nessa região específica do estado do Paraná. Isso implica conhecer um pouco da realidade educacional e das características locais do “Norte Pioneiro” do estado. Por fim, analisa-se o potencial das pesquisas em história das instituições escolares na região, a partir do trabalho de pesquisa iniciado e desenvolvido pelos autores no interior do Grupo de Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT Norte Pioneiro do Paraná (HISTEDNOPR). Considera-se que as pesquisas sobre as instituições escolares se apresentam como possibilidade de preservar parte da história da educação e das instituições estudadas. Além disso, também se apresenta como importante para preservação do patrimônio histórico local e regional, pois os estudos sistematizados sobre a temática são escassos na região.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. FONTES PARA A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: REFLEXÕES SOBRE UM ITINERÁRIO DE PESQUISA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11693. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11693. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.