SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.12473Palavras-chave:
As signicações e os sentidos expressos nas ações de ensino dos professores do Ensino Fundamental é o tema básico da pesquisa descrita no presente trabalho. O estudo, tendo como questão central, quais as signicações e sentidos expressos nas ações de ensiResumo
As signicações e os sentidos expressos nas ações deensino dos professores do Ensino Fundamental é o tema básico da
pesquisa descrita no presente trabalho. O estudo, tendo como
questão central: quais as signicações e sentidos expressos nas
ações de ensino dos professores? Esse desenvolveu-se numa
escola pública estadual de Braço do Norte/SC. Neste contexto
escolar, quatro professores dos anos iniciais do Ensino
Fundamental participaram da pesquisa, que se valeu dos seguintes
procedimentos metodológicos: questionário exploratório
aplicado aos professores, análise do Projeto político-pedagógico
(PPP), observação em sala de aula e entrevistas de
aprofundamento. Os dados foram analisados com base na
concepção Histórico-Cultural. O estudo demonstrou que, nas
ações de ensino dos professores, o conhecimento cientíco não
assume centralidade, o que se distancia do proposto pela
abordagem Histórico-Cultural, que fundamenta o PPP da escola.
Nas ações de ensino, envolvendo a leitura e a escrita, notamos
que o aspecto técnico da linguagem, a codicação e decodicação
dos sinais grácos se sobressaíram em detrimento do contexto
sociocultural do conhecimento. Do mesmo modo, nas ações de
ensino, envolvendo a Matemática, percebemos destaque nos
procedimentos algorítmicos, que têm na reprodução e
memorização seu maior suporte.
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SOETH, T.; PEREIRA, A. S. SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.12473. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12473. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
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