MOSTRA DIGITAL DE LITERATURA: "HIPERLINKANDO" LITERATURA E TECNOLOGIAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.14893
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Literatura, Tecnologias digitais, Mediação didáticaResumo
Teorias sobre o uso de projetos na construção de conhecimentos (HERNÁNDEZ, 1998; PRADO, 2005), bem como a relação entre educação e tecnologia (MORAN, 2014; ROJO; MOITA LOPES, 2004), podem ser propostas para o trabalho didático frente aos novos desafios que o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) traz à realidade educacional na contemporaneidade. Diante disso, este artigo propõe-se a analisar a relação entre letramento tecnológico e a aprendizagem de conteúdos curriculares formais de literatura, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola pública, com base em um projeto didático envolvendo as TDIC. A escolha da referida disciplina deve-se à relação entre letramento tecnológico e o uso do código linguístico, em suas várias linguagens interativas, no que tange às tecnologias digitais atuais (LÉVY, 2000; SILVA, 2012). É, portanto, uma pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2005), cujo método utilizado foi o da pesquisa-intervenção (MACIEL; SILVA, 2015). Os dados coletados e analisados tiveram por base a observação participante (MOREIRA, 2004) e narrativas autobiográficas (CHIZZOTTI, 2011; CASTRO, 2014) de estudantes presentes durante o desenvolvimento do projeto. A análise dos dados demonstrou que o aprendizado dos conteúdos de Literatura e o letramento tecnológico dos alunos ocorreram de maneira integrada e simultânea ao desenvolverem o trabalho proposto pelo projeto interventivo. Também apontou que estratégias de ensino vinculadas ao uso adequado das TDIC podem ser eficazes quando mediadas por relações favorecidas pela web de forma colaborativa, ativa e participante (MASETTO, 2013).Downloads
Publicado
29-08-2018
Como Citar
SILVA, P. I.; CASTRO, R. M. M. de. MOSTRA DIGITAL DE LITERATURA: "HIPERLINKANDO" LITERATURA E TECNOLOGIAS NA ESCOLA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14893, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14893. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14893. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.