DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: CONHECER PARA SUPERAR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16640
Agências de fomento
Resumo
A partir da teoria de Bakhtin, apresenta-se uma pesquisa sobre as dificuldades em leitura apresentadas por 32 alunos de 6o e 7o anos da Educação Básica, atendidos por dois projetos universitários voltados à pesquisa e à extensão. Para a pesquisa, elaborou-se um instrumento de avaliação do domínio da leitura, da escrita e da oralidade, tomando como base a “Ficha de Encaminhamento de Língua Portuguesa”, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação/PR. O estudo evidenciou aspectos da leitura ainda não apropriados, tais como: dificuldades em relação ao reconhecimento da função social do gênero, à localização de informações implícitas e à percepção de mecanismos de referenciação. Com o objetivo de superá-las, seriam planejadas atividades pedagógicas desenvolvidas por meio do projeto de extensão. Apresentam-se, neste artigo, as dificuldades detectadas, como subsídio para o trabalho didático com a leitura, ressaltando sua necessária intencionalidade.Downloads
Publicado
20-12-2017
Como Citar
BAUMGÄRTNER, C. T.; SZYMANSKI, M. L. S. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: CONHECER PARA SUPERAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.16640. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16640. Acesso em: 10 abr. 2025.
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Artigos e Ensaios
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