DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E GASTON BACHELARD EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.16854
Agências de fomento
Palavras-chave:
Formação de professores. Anos iniciais. Filosofia da Ciência.Resumo
O problema que se delineou para essa pesquisa foi se existem confluências ou divergências entre a concepção de educação de Paulo Freire e a epistemologia histórica de Gaston Bachelard no que diz respeito à aprendizagem do conhecimento científico? A amostra dessa pesquisa compreendeu 10 professores dos Anos Iniciais das Escolas públicas do município de São Luiz Gonzaga/RS, 4 acadêmicos do Curso de Pedagogia e 2 do Magistério. Como instrumento de pesquisa utilizou-se de perguntas problematizadoras que deram origem aos diálogos e reflexões nos encontros de formação continuada. Os resultados mostraram que o resgate e familiarização dos professores cursistas com o percurso histórico da ciência, retomando fatos históricos e epistemológicos da evolução do conhecimento científico foi decisivo para se pensar em um diálogo entre Paulo Freire e Gaston Bachelar no que diz respeito ao ensino e a educação. Constatou-se que na formação inicial desses profissionais não se costuma relacionar as ideias de filósofos da educação com os epistemólogos que tratam do conhecimento científico. Pode-se concluir que Paulo Freire e Gaston Bachelard podem dialogar na escola no que diz respeito às metodologias para a introdução dos conteúdos escolaresDownloads
Publicado
20-12-2017
Como Citar
MAURENTE, V. M. DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E GASTON BACHELARD EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.16854. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16854. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.