A CONSTITUIÇÃO DOS CAMPOS CONCEITUAL E PRÁTICO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NOS GTS DA ANPEd

Autores

  • renata sieiro fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, campus Maria Auxiliadora, Americana-SP. https://orcid.org/0000-0003-2759-143X
  • Débora Mazza Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE), UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17006
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação não formal, ANPEd, divulgação científica

Resumo

O artigo objetiva apresentar e  refletir sobre a constituição e a configuração do campo conceitual da educação não formal no Brasil e sua divulgação científica na ANPEd. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa e realiza-se a partir de um levantamento das produções acadêmicas encontradas nos Anais da ANPEd oriundos de 4 GTs: do GT03- Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, do GT06 - Educação Popular, do GT14 - Sociologia da Educação e do GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas. O referencial teórico assumido baseia-se em Trilla (1986), Palhares (2009), Rogers (2004), Garcia (2015), Simson (2001), André (2001), Ludke e André (1986) entre outros. É possível perceber que os espaços dos GTs com temáticas mais diretamente afim ao campo da educação não formal não têm abarcado ou recebido o rol de produções atuais no campo da educação não formal  e isto pode dever-se ao fato de a área não estar consolidada nos programas de pós-graduação, mas também que a área da educação tem dado preferência e centralidade para a educação formal, limitando o rol de conhecimento e de formação profissional do pedagogo. A pertinência da pesquisa e das análises se dão pela originalidade do mapeamento inicial e da urgência na contribuição das discussões sobre a construção e a constituição do campo da educação não formal ligadas às investigações acadêmicas brasileiras nos fóruns científicos de debate e divulgação oriundas dos programas de pós-graduação, de modo a ofertar espaço, escuta e visibilidade para essa parcela do real com os sujeitos praticantes, as problemáticas específicas, os locais de acontecimento e os referenciais teóricos que vêm se constituindo e se configurando no Brasil na contemporaneidade.

Biografia do Autor

renata sieiro fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, campus Maria Auxiliadora, Americana-SP.

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, unidade Americana-SP.

Débora Mazza, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE), UNICAMP

Pós-doutorado em Sociologia pelo Laboratoire Genre, Travail e Mobilité/Paris e pós-doutorado em Sociologia pelo Centre de Recherche sur le Brésil Contemporaim/ Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales/Paris. Docente da Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE), UNICAMP.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

SIEIRO FERNANDES, renata; MAZZA, D. A CONSTITUIÇÃO DOS CAMPOS CONCEITUAL E PRÁTICO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NOS GTS DA ANPEd. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17006, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17006. Acesso em: 19 abr. 2024.