CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE ARAGUARI E UBERABA: ENTRE A PARTICIPAÇÃO, COMO QUALIDADE SOCIAL, E RAZÕES CONSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17764
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
Contituição de 1988. Participação. Conselhos Municipais de Educação.Resumo
O presente artigo focaliza os Conselhos Municipais de Educação de Araguari e Uberaba, duas cidades importantes situadas na região do Triângulo Mineiro. O estudo estabelece os Conselhos Municipais de Educação no âmbito da Constituição Federal de 1988, concernente ao papel dos Conselhos e as formas de participação ensejadas no período de redemocratização. Também, aborda a forma de participação na lógica governamental capitalista, na qual, a participação social tem dificuldades e limitações para constituir-se como tal. Dito de outra forma, muitos Conselhos Municipais de Educação, na sua origem, apenas cumpre o estabelecido no dispositivo constitucional tendo a sua atuação e poder de intervenção comprometidos. Nessa direção, tornou-se necessária a investigação sobre os Conselhos dos respectivos municípios mencionados no intento de corroborar com discussões apresentadas. Nelas, procurou-se centrar nos pilares: implantação do Conselho Municipal de Educação; composição e fins do Conselho; e indicadores de qualidade baseados em indicadores participativos/mobilizadores/organizativos do Conselho. O caminho metodológico adotado contou com o auxílio da pesquisa bibliográfica e análise documental respaldados pelo tratamento dialético empregado. Conclui-se ao final, que os referidos Conselhos apresentam similitudes nas suas criações, critérios de composição e paridades.Downloads
Publicado
29-08-2018
Como Citar
CABRAL, W. A. C.; DO PRADO, J. C. CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE ARAGUARI E UBERABA: ENTRE A PARTICIPAÇÃO, COMO QUALIDADE SOCIAL, E RAZÕES CONSTITUCIONAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17764, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17764. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17764. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Conselho Municipal de Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.