REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O ENFOQUE CTS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.18006
Agências de fomento
Palavras-chave:
CTS, Representações Sociais, Formação de ProfessoresResumo
O objetivo do artigo é relacionar questões referentes às representações sociais e o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em cursos de formação de professores em educação ambiental em EaD. A metodologia da pesquisa possui natureza aplicada já que estabelece a necessidade de resolução de problemas concretos. A pesquisa envolve primeiramente levantamento bibliográfico e a proposição de um curso de formação para professores em CTS. A atividade pedagógica possibilita compreender e explicar fenômenos acerca das representações sociais em Educação Ambiental; o processo de ensino/aprendizagem e sobre os melhores caminhos a fim de tornar o conteúdo atraente para os estudantes na escola. Se considerar a importância das representações sociais associadas a uma abordagem em CTS é possível propor cursos de formação continuada para professores, com o objetivo de capacitá-los para também adotarem em suas práticas pedagógicas: conceitos científicos e tecnológicos.Downloads
Publicado
06-12-2018
Como Citar
GONÇALVES CUNHA, L. G.; SILVA AVILA DE MATOS, E. A. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O ENFOQUE CTS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18006, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18006. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.