SENTIDOS EMOCIONAIS E MORAIS DA AMIZADE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18058
Agências de fomento
Capes/DS, PPGA/UFPE, GREM/Universidade Federal da Paraíba.
Palavras-chave:
Simmel, Goffman, Antropologia das Emoções, amizadeResumo
Este artigo discute os sentidos emocionais e morais do fenômeno da amizade em contextos interacionias e societais da modernidade urbana a partir da perspectiva da Antropologia das Emoções. A amizade, desde uma leitura simmeliana e goffmaniana, e do social e da cultura, é problematizada como um microcosmo organizacional e como um enquadre vulnerabilizado de interações, projeções e expectativas emocionais e morais reciprocamente dirigidas e administradas no cotidiano de atores e agentes sociais que se dispõem à construção de um sistema diádico de confiança, sofrimento e prazer.Downloads
Publicado
20-12-2017
Como Citar
BARBOSA, R. B.; KOURY, M. G. P. SENTIDOS EMOCIONAIS E MORAIS DA AMIZADE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18058. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18058. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.