ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA ACERCA DOS SERES VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18665
Agências de fomento
Fipe, Fapergs, Cnpq, Prolicen
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Concepções prévias. Organismos vivos.Resumo
O artigo objetivou uma investigação das concepções alternativas acerca dos seres vivos, envolvendo oitenta e oito alunos dos anos iniciais, em uma escola pública do interior do estado do RS. Foi aplicado um questionário semiestruturado envolvendo reconhecimento de seres vivos, ciclo de vida, diversidade dos organismos, características e necessidades. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram que 19% dos alunos compreendem seres vivos e seres brutos como sendo algo idêntico e que à medida que os níveis de escolaridade avançam, a compreensão a respeito de seres vivos se torna mais informativa e alguns conceitos são ampliados; 51% descreveram o ciclo de vida como “nascer, crescer, reproduzir e/ou morrer”, apresentando assim uma visão reducionista desta complexidade de relações; embora 56% dos alunos afirmaram conhecerem os microrganismos, 25% citarem insetos como sendo organismos microscópicos. Os alunos mostraram maior compreensão sobre perceberem animais como seres vivos do que plantas e quando questionados sobre diferenças nos grupos, apontaram estas relacionadas aos aspectos morfológicos e não aos processos vitais. Os resultados permitiram identificar que os participantes apresentam um conhecimento reducionista e a partir do avanço nos anos inicias este conhecimento escolar ainda não tem sido muito ampliado.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
LEONARDI, A. de F.; BERNARDI, G.; SILVEIRA, M. dos S.; FERREIRA, S. A.; GOLDSCHMIDT, A. I. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA ACERCA DOS SERES VIVOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18665, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18665. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18665. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.