ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CÂMPUS SÃO JOSÉ: O CASO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (2013-2016).
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18837
Agências de fomento
Instituto Federal de Santa Catarina, Programa Institucional de Apoio a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
Palavras-chave:
Pesquisa em Ensino de Ciências, Análise Epistemológica, Trabalhos de Conclusão de CursoResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa que desenvolveu a análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizados por estudantes da Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Química do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus São José, entre 2013 e 2016. A partir da identificação dos objetos de estudo, dos referenciais teóricos e das metodologias em destaque nos 46 trabalhos localizados, conseguimos apresentar um panorama dos conhecimentos produzidos pelos estudantes. Metodologicamente o estudo se orientou pelas referências da “cienciometria” e da “análise paradigmática”. A fundamentação teórica tem por base dois autores clássicos da epistemologia, Thomas Kuhn e Ludwik Fleck. Considera-se que os “coletivos de pensamento” envolvidos (professores e estudantes) assimilam, no decurso de suas práticas de ensino e pesquisa, certas premissas epistemológicas, educacionais e metodológicas, privilegiando, em decorrência disso, dadas “tendências paradigmáticas” ou “estilos de pensamento”, identificáveis por meio da análise epistemológica. Verificou-se, dessa maneira, no campo investigado, o predomínio de estudos sobre os sujeitos em escolas, dos estudos de caso e das metodologias que aplicam questionários, realizam entrevistas e desenvolvem a leitura de documentos, e a utilização de autores e teorias diversificadas, que contemplam várias áreas do conhecimento, entre outros aspectos.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
DENTZ, V. von. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CÂMPUS SÃO JOSÉ: O CASO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (2013-2016). Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18837, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18837. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18837. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.