CONTANDO HISTÓRIAS NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIA PARA ESTÍMULO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.19427
Agências de fomento
Palavras-chave:
Narração de histórias. Ensino Médio.Resumo
O ato de contar histórias, muito empregado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, traz uma série de benefícios aos estudantes. Aqueles que, sistematicamente, participam desta prática são apresentados a novas realidades e novos mundos de representação, o que pode significar um relevante ganho na aprendizagem. Teria esta prática similar benefício para os estudantes de Ensino Médio? Este questionamento motivou o desenvolvimento da experiência Contando histórias no Ensino Médio: estratégia para estímulo à aprendizagem matemática, relatada neste texto. Diferentemente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a narração de histórias no Ensino Médio deve ter abordagem diferenciada, com adaptações em relação às narrativas direcionadas aos pequenos estudantes. Neste trabalho, o objetivo das histórias em sala de aula foi atrair a atenção do estudante secundarista e, a partir disso, iniciar tópicos de Matemática, servindo como motivação inicial. Devido à escassez de bibliografia de narração de histórias para adolescentes, este pesquisador buscou narrativas, inclusive com familiares, que tivessem relação com o conteúdo a ser abordado e com o dia a dia do estudante, valendo-se do esforço para alterações que pudessem contribuir com o êxito da prática. Após a observação sistematizada dos resultados da narração de histórias para adolescentes, verificou-se maior envolvimento dos estudantes nas aulas de Matemática, o que refletiu, inclusive, na melhoria das notas das avaliações aplicadas posteriormente.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
JESUS, F. P. de; RODRIGUES, A. L. A.; PEREIRA, M. R. S. CONTANDO HISTÓRIAS NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIA PARA ESTÍMULO À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19427, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19427. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19427. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.