BIOGRAFIAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A PATRONESSE ESCOLAR ANTÔNIA DIVA EM TIMON, MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.19554
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

Palavras-chave:

Patronesse escolar, Biografia, Instituições escolares.

Resumo

Neste artigo buscou-se analisar a história das instituições escolares, sob a ótica da denominação patronímica de uma escola localizada na cidade de Timon, Maranhão. A partir da realização de entrevistas semiestruturadas, fontes documentais e iconográficas, analisou-se os aspectos biográficos de Antônia Diva e, mais precisamente, de suas contribuições como professora alfabetizadora em Timon. Nas análises, percebe-se a prática profissional de Antônia Diva como principal fator para sua nomeação como patronesse escolar. Ademais, como a denominação patronímica apresenta e fortalece os vínculos entre a sociedade e as escolas, mas, muitas vezes, no anonimato e naturalizada na história da educação e, neste caso, na história das instituições escolares.

Biografia do Autor

Tiago Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Marília.

É mestrando do programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Marília. E-mail:tiagoroiz.silva@hotmail.com

Odaléia Alves da Costa, Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon.

É Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora do Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon. E-mail: odaleia@ifma.edu.br.

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

SILVA, T. R. da; COSTA, O. A. da. BIOGRAFIAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A PATRONESSE ESCOLAR ANTÔNIA DIVA EM TIMON, MARANHÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 240–256, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.19554. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19554. Acesso em: 28 mar. 2024.