PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA: CATEGORIAS QUE SE ARTICULAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA PARA UMA NOVA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.19584
Agências de fomento
Palavras-chave:
Palavras-chave, Revolução Soviética, Pedagogia Socialista, Nova Escola Russa.Resumo
A análise desenvolvida sobre a Pedagogia Socialista Soviética traz as categorias “atualidade”, auto-organização dos estudantes”, a “coletividade” e o “trabalho”, que se articulam na construção da nova escola para uma nova sociedade no contexto Russo (1917 a 1931). Evidencia a articulação das categorias no fortalecimento da educação e da revolução na construção da nova escola e a sociedade socialista. Parte de uma pesquisa maior, traz para análise a produção teórica dos intelectuais da pedagogia socialista Pistrak (2000; 2009), Shulgin (2013); Krupskaya (2017) e Makarenko (1986), a partir da pesquisa bibliográfica das obras traduzidas para o português no Brasil. Salienta que a pedagogia socialista é produzida por pedagogos russos, num ambiente pós-revolucionário, que assumiram o trabalho de transformar a escola tzarista, que prevalecia no país até 1917, em escolas do trabalho. Argumenta que essa nova escola precisava ser comprometida com a formação multilateral das crianças, jovens e adultos, para garantir a formação de novos e comprometidos lutadores e construtores de novas relações de vida e de produção. A articulação teórico-prática entre atualidade, auto-organização dos estudantes, a coletividade e o trabalho marcam a sociedade transformada, assim como dão identidade à educação e à escola, aqui nomeada de Pedagogia Socialista Soviética.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
DE MATOS E SILVA, L. M.; GEHRKE, M. PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA: CATEGORIAS QUE SE ARTICULAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA PARA UMA NOVA SOCIEDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19584, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19584. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19584. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.