PEDAGOGIA HOSPITALAR: A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DE UMA IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE PONTA GROSSA–PR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.19628Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar. Educação Não Formal. Aprendizagem.Resumo
A pesquisa tem como objeto os desafios, a necessidade e a importância da Pedagogia Hospitalar para a cidade de Ponta Grossa-Pr. E apresenta como objetivo analisar e compreender a pedagogia hospitalar como uma nova atuação em nossa cidade, visando o pleno desenvolvimento de crianças e jovens hospitalizados. Com o passar dos anos muito se conquistou no âmbito educacional hospitalar e, muito se adquiriu com as legislações vigentes no país como constam na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente, nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, ressaltando que a pedagogia hospitalar faz parte da modalidade de Educação Especial. Percebeu-se, que, a partir de questionário realizado com uma pedagoga de um colégio particular da cidade de Ponta Grossa-Pr, mesmo com amparo legal, a pedagogia hospitalar na cidade ainda não é reconhecida e há falhas nas políticas públicas para firmar parcerias entre educação e saúde e muito ainda precisa ser discutido para que essa atuação de fato aconteça na cidade. A pesquisa de cunho qualitativo trouxe reflexões acerca da pedagogia hospitalar e a necessidade de uma implantação na cidade, visando a qualidade da educação e fazendo com que a garantia das leis seja efetiva, pois sabe-se que a educação é um direito de todos. Espera-se que a pesquisa realizada também através de bibliografias, seja significativa e contribua para um melhor aprofundamento também de acadêmicos que apoiem e lutem por esse direito profissional e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.