TÓPICOS DE CULTURA: ADENDO FUNDAMENTAL AO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2272Palavras-chave:
Ensino de língua e cultura, Mestiçagem, Hibridização, América Latina, Processo de ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo propõe-se a discutir a importância da inserção de Tópicos de Cultura no processo de ensino/aprendizagem de uma L.E. Tal proposta ancora-se no fato de que, no continente americano, os processos de mestiçagem e hibridização foram os geradores das atuais nações deste vasto território. Sendo assim, um processo efetivo de ensino de língua estrangeira deve considerar a necessidade de, além de desenvolver a competência comunicativa, desenvolver também a competência cultural (GARCÍA SANTA-CECILIA, 1995). Para se dimensionar a importância da cultura no ensino da L.E. no continente americano temos de ter em mente as civilizações que aqui se encontravam antes da chegada dos europeus. Há, ainda, que se atentar para a supremacia da linguagem oral dos autóctones sobre a escrita dos colonizadores a fim de conceber o embate entre estas formas de linguagem (GREENBLATT, 1991). Outro ponto a se destacar refere-se ao fato de que a Espanha, se constituía em uma sociedade mestiça na época das grandes navegações. Nesse sentido, deve-se lembrar a forma como esta sociedade tornou-se “pura”, estabelecendo a supremacia dos Cristãos Velhos. Mediante estas constatações pode-se afirmar que, hoje, a América, especialmente a latina, é o ambiente mais propício, segundo Uslar Pietri (1990), para a produção e o desenvolvimento de um novo processo de mestiçagem criativa.Downloads
Publicado
01-07-2010
Como Citar
GASPAROTTO, B. A.; FLECK, G. F. TÓPICOS DE CULTURA: ADENDO FUNDAMENTAL AO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2272. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2272. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Políticas Educacionais
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.