A RELEVÂNCIA DE ANIBAL PONCE PARA A COMPREENSÃO DO COMPLEXO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23028
Agências de fomento
Palavras-chave:
Educação, História da Educação, Obra ClássicaResumo
O artigo apresenta a obra de Aníbal Ponce: “Educação e Luta de Classes”. Sustenta-se que este livro representa um clássico da educação, pois se constitui em importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e investigadores que necessitam conhecer a história da educação em articulação com a totalidade social. Opta-se, metodologicamente, por uma leitura imanente da obra em análise. A comunicação entende que o livro apresentado possibilita ao leitor não somente conhecer os fatos dados historicamente, mas também entender a relação dialética entre os complexos da educação e da economia no emaranhado da luta de classes. Como considerações, a exposição aponta que a educação de cada período histórico retratou as demandas postas pela sociedade de cada época referida. Indica-se, ainda, que, no percurso histórico da luta de classes, a classe dominante utilizou o complexo educativo em favor da manutenção do status quo; isso, dialeticamente, criou obstáculos para que os trabalhadores e seus filhos tivessem acesso ao conhecimento acumulado universalmente. Toda trajetória educativa sistematizada pelo autor, com efeito, oferece elementos para compreensão da relação do complexo da educação com o do trabalho, o que dota o leitor da condição de melhor compreender o atual estágio da educação. Por esse conjunto argumentativo, como se pode ver ao longo do artigo, sustenta-se que esta obra é um clássico da educação.Downloads
Publicado
13-05-2020
Como Citar
DE OLIVEIRA SIDOU, A. M.; SANTOS, J. D. G. dos; ARAUJO, A. C. B. A RELEVÂNCIA DE ANIBAL PONCE PARA A COMPREENSÃO DO COMPLEXO EDUCATIVO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23028, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23028. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23028. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.