PERFORMATIVIDADE E EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.23101
Agências de fomento

Palavras-chave:

Performatividade, Avaliação Externa, Qualidade educacional

Resumo

As avaliações externas têm como objetivo averiguar a qualidade do sistema educacional. Os exames são compostos por provas objetivas aplicadas anualmente, e assim a qualidade educacional é traduzida de forma quantitativa, através dos índices tomados a partir do desempenho e performance dos alunos. Nessa perspectiva o presente trabalho teve por objetivo investigar as implicações de uma política de avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática em 2 (duas) escolas estaduais no município de Bonito-PE. Diante disso, nos propusemos a compreender os impactos de avaliações como SAEPE e ENEM na prática docente e no planejamento escolar, assim como a importância desses exames para a escola, dado que, escolas, alunos e professores estão imersos na cultura da performatividade. Portanto, realizamos uma pesquisa qualitativa tendo como instrumento de coleta uma entrevista não estruturada, composta por 5 perguntas de cunho informativo e explicativo. Como resultados, destacamos que os professores são forçados a moldar sua didática tendo em vista a preparação dos alunos para as avaliações externas e assim, as práticas pedagógicas e atividades escolares são realizadas em função das avaliações externas

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

PEREIRA, J. P. de O.; CUNHA, K. S. PERFORMATIVIDADE E EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 1–21, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.23101. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23101. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios