Estágio de docência na pós graduação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.23716Palavras-chave:
Educação Superior; Pós Graduação; Estágio de Docência.Resumo
O presente texto, faz parte da dissertação do mestrado em Educação, discute sobre o estágio de docência, o qual pode ser parte integrante da formação do pós graduando e tem por objetivo preparar o discente para a docência universitária, ao tempo que também contribui para a qualificação do ensino da graduação. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivos compreender como tem sido a operacionalização do estágio de docência nos programas stricto sensu da Unioeste e compreender o impacto formativo do estágio de docência a partir da percepção dos pós graduandos da Instituição. A metodologia caracterizou-se como pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados coletados a partir dos questionários foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2011) e à luz das concepções sobre a Pós Graduação stricto sensu e a formação pedagógica dos professores universitários; estágio de docência como tempo e espaço de formação na pós graduação, diante do que vem sendo discutido por Zabalza (2014), Masetto (2003), Cunha (2010), Pimenta e Almeida (2014) entre outros. Os resultados nos permitem considerar que o estágio de docência é uma experiência significativa e formativa, entretanto, apresentam fragilidades quanto a estruturação, organização e consolidação que o evidencie como espaço de aprendizagem significativa para a docência universitária, ou seja, não é possível conceber o momento de estágio como uma formação pedagógica efetiva.
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