A CENTRALIDADE NO DEBATE SOBRE A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO (2009 – 2019)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23849Palavras-chave:
Qualidade Social da Educação, Estado do Conhecimento, Contexto Emergente.Resumo
A investigação aqui apresentada busca compreender os movimentos de produção da pesquisa acadêmica sobre a temática da “qualidade social da educação”, a partir da produção bibliográfica de distintas comunidades de pesquisa (Nacionais e Internacionais) entre os anos de 2009 e 2019. Como estratégia metodológica na produção dos dados, utilizamos os “princípios” de Estado do Conhecimento, evidenciando seu caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. Os resultados da investigação apontam para a complexidade do entendimento do fenômeno da “qualidade social da educação”, evidenciando a sua natureza latino-americana, onde o Brasil aparece liderando os rankings de produção do conhecimento relacionado a temática, seguido do México. A “qualidade social da educação”, no conjunto dos estudos analisados, emerge sob diferentes perspectivas, majoritariamente temos como foco das investigações os movimentos que estão para além das instituições de ensino, privilegiando aspectos relacionados ao desenvolvimento de políticas e social no que se refere ao cotidiano dos sujeitos.Downloads
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