AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL MECANISMO IRRENUNCIÁVEL DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23904Palavras-chave:
educação superior, gestão, autoavaliação, planejamentoResumo
Este artigo propõe-se a realizar uma análise epistemológica da avaliação da educação superior no Brasil a partir dos anos 90 e a refletir acerca do papel da autoavaliação institucional como mecanismo irrenunciável do processo de organização do trabalho pedagógico-administrativo nas instituições educacionais. Tomou-se como referencial autores como: Afonso (2000), Dias Sobrinho ( 2008, 2010), Ribeiro (2010, 2012 a,b) e Rothem; Schulz (2005) sobre a importância da autoavaliação para a melhoria da qualidade educacional sob a perspectiva de uma educação norteada à ampliação e elevação da condição de emancipação do sujeito. Como resultado aponta-se a lógica emancipatória como condição precípua para um projeto educacional, de uma nação resguardada pelos princípios de universalização do acesso e garantia de uma educação referenciada na qualidade social. Esse processo se dá por meio de uma construção coletiva, com as funções de informação para tomada de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, melhoria institucional e elevação da capacidade educativa.
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