QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO ABC PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.23914Palavras-chave:
Orientações curriculares, Qualidade Social da Educação, Gestão Democrática Escolar.Resumo
O trabalho discute os desafios de gestores escolares frente às inconsistências das orientações curriculares dos sistemas públicos de educação básica de Diadema e Ribeirão Pires. Em Diadema, as pré-escolas convivem com quatro orientações curriculares: Proposta Curricular para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Diadema, Sistema SESI, o PNAIC e a BNCC. Em Ribeirão Pires, o estudo focaliza o currículo das oficinas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede estadual paulista de tempo integral que não prevê um currículo para as atividades do contraturno escolar. Tendo em vista esses dois cenários, discute-se as implicações das (des)orientações curriculares para o trabalho de gestores e professores frente ao compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade. Os trabalhos se valem das contribuições de autores que discutem a relação entre currículo e justiça social (SACRISTÁN, 2013; PONCE, 2018); e o conceito de qualidade social da educação (DOURADO; OLIVEIRA, 2009; BERTAGNA, 2017; SORDI et al (2026); SILVA (2009). A metodologia é de caráter qualitativo, incluindo análise de documentos e procedimentos da pesquisa-ação colaborativa. A conclusão é que o currículo deve ser construído em parceria com a comunidade escolar para melhor atender aos seus anseios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.