REDES DENTRO DE REDES E AS NOVAS ALIANÇAS ENTRE ESTADO E MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24176
Agências de fomento
CNPq e FAPERGS
Palavras-chave:
Público-privado, Redes dentro de redes, DemocratizaçãoResumo
O artigo tem como objetivo apresentar e problematizar as novas formas de relação entre o público e o privado, entre Estado, mercado e sociedade, como parte das reformas globais que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, desenvolvendo o referencial teórico “de redes” e de “redes dentro de redes” (BALL, 2014; 2013) como instrumento conceitual e analítico, a partir da materialização de um exemplo. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise documental e o mapeamento dos sujeitos individuais e coletivos e suas relações que constituem a rede. Nas considerações, problematizamos as redes dentro de redes constituídas por empresários e novos filantropos que disputam um novo projeto societário, com um novo projeto de gestão pública e, consequentemente, de educação, promovendo um distanciamento cada vez maior do processo de democratização da educação pública.Downloads
Publicado
15-02-2021
Como Citar
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R. REDES DENTRO DE REDES E AS NOVAS ALIANÇAS ENTRE ESTADO E MERCADO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24176. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24176. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.