USOS DOS RESULTADOS DO SARESP NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PUBLICADA EM PERÍODICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS (1996-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24314
Agências de fomento
CNPq - Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq)

Palavras-chave:

Avaliação Externa, SARESP, Usos dos resultados.

Resumo

O artigo apresenta resultado de análise da produção de conhecimento sobre os usos dos resultados do SARESP publicada em periódicos científicos nacionais no período compreendido entre 1996 a 2018. Para tanto, propôs-se uma pesquisa bibliográfica associada as estratégias metodológicas adotadas pelos estudos denominados “estado do conhecimento” e pela análise de contéudo. Essa metodologia foi desenvolvida em quatro etapas: I) Mapeamento das fontes; II) Sistematização dos dados coletados; III) Análise e interpretação dos dados; e IV) Apresentação dos resultados da pesquisa. No levantamento foram encontrados 21 artigos sobre o SARESP nas bases de dados de periódicos SciELO e no Portal Educ@, 13 destes artigos apresentam elementos que correspondem aos objetivos dessa pesquisa. Os dados mostram que os usos dos resultados do SARESP são direcionados para “ações”, “divulgações”, “trabalho docente”, “culpabilização”, “bonificação”, “planejamento”, “direcionamento do currículo”, “controle das autoridades” e “capacitação docente”. Entendemos que os resultados das avaliações externas, caso do SARESP, ainda precisam de uma reflexão mais aprofundada por todos os interessados pelo processo avaliativo.

Biografia do Autor

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Avaliação Educacional e Organização dos Processos Educativos.

Gustavo de Jesus Sampaio, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduando em Biomedicina na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Maria Aparecida Municardi Corte, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

BORGES, R. M.; SAMPAIO, G. de J.; CORTE, M. A. M. USOS DOS RESULTADOS DO SARESP NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PUBLICADA EM PERÍODICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS (1996-2018). Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 385–403, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24314. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24314. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO