UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24381Palavras-chave:
Mercantilização da educação. Qualidade da educação. Avaliação externaResumo
O presente artigo objetiva analisar a relação entre avaliação externa e qualidade educacional diante da mercantilização da educação. Vive-se, atualmente, em uma sociedade onde a cultura neoliberal impregna todos os aspectos da vida, inclusive o educacional. Vê-se refletido na educação e na avaliação de qualidade uma estimulação dos imperativos de mercado e os impactos cruzam inúmeros aspectos pedagógicos, influenciam na perspectiva metodológica de ensino, e (sobremaneira) na avaliação do conhecimento. O objetivo final é sempre a qualidade da educação. Resta saber sob qual ângulo define-se esta qualidade. Assim, partir-se-á da avaliação externa, analisando-a enquanto estratégia de melhoria da qualidade educacional num cenário educativo neoliberal. Buscar-se-á estimular a reflexão sobre a avaliação externa no sistema educacional contemporâneo e a importância de uma formação crítica e humanista, dificilmente medida através de avaliações padronizadasDownloads
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