TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS E MERCADO DE TRABALHO: O QUE DIZEM OS DIPLOMADOS DA UFRGS SOBRE SEUS DESAFIOS E PERCURSOS DURANTE A GRADUAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.24418Palavras-chave:
Análise de políticas públicas, Ações Afirmativas, Trajetórias Universitárias,Resumo
Este artigo discute o desenho metodológico criado para compreender os caminhos dos alunos diplomados de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2008 a 2019. O trabalho envolve os contextos de análise socioeconômica, bem como outras modalidades de Ações Afirmativas para compreender as especificidades de particularidades destes egressos. Particulariza-se o enfoque metodológico, bem como os resultados parciais da pesquisa, podendo servir de insumo na elaboração de avaliações de políticas públicas em outras Universidades Federais do Brasil. Este trabalho demonstra que existem diferentes trajetórias determinadas pelos grupos socioeconômicos e étnico-raciais, mas sua inserção no mercado de trabalho acontece da mesma forma com um fluxo seguindo uma tendência de inserção no ramo privado, seguindo ao setor público e autônomo. Em resumo, este artigo tem como objetivo servir de ferramenta para os analistas que se identifiquem com a importância do tema de análise das políticas educacionais introduzindo a interpretação das políticas de Ações Afirmativas introduzida na Lei Federal número 12.711/2012, trazendo como estudo de caso o exemplo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.