TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS E MERCADO DE TRABALHO: O QUE DIZEM OS DIPLOMADOS DA UFRGS SOBRE SEUS DESAFIOS E PERCURSOS DURANTE A GRADUAÇÃO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.24418
Agências de fomento

Palavras-chave:

Análise de políticas públicas, Ações Afirmativas, Trajetórias Universitárias,

Resumo

Este artigo discute o desenho metodológico criado para compreender os caminhos dos alunos diplomados  de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2008 a 2019. O trabalho envolve os contextos de análise socioeconômica, bem como outras modalidades de Ações Afirmativas  para compreender as especificidades de particularidades destes egressos. Particulariza-se o enfoque metodológico, bem como os resultados parciais da pesquisa, podendo servir de insumo na elaboração de avaliações de políticas públicas em outras Universidades Federais do Brasil. Este trabalho demonstra que existem diferentes trajetórias determinadas pelos grupos socioeconômicos e étnico-raciais, mas sua inserção no mercado de trabalho acontece da mesma forma com um fluxo seguindo uma tendência de inserção no ramo privado, seguindo ao setor público e autônomo. Em resumo, este artigo tem como objetivo servir de ferramenta para os analistas que se identifiquem com a importância do tema de análise das políticas educacionais introduzindo a interpretação das políticas de Ações Afirmativas introduzida na Lei Federal número 12.711/2012, trazendo como estudo de caso o exemplo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Denise Fagundes Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Antropóloga, doutora em Antropologia pelo PPGAS/MN – UFRJ. É professora titular do departamento de Antropologia e integra o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFRGS/Porto Alegre. É bolsista Produtividade PQ 2 – CNPq. Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Complutense de Madri/Espanha (CNPq) e no Centro de Estudos Sociais em Coimbra (Projeto CAPES/FCT). Dedica-se a pesquisa, extensão e orientação de trabalhos acadêmicos sobre políticas da identidade, fronteiras, a diáspora palestina e a governamentalidade das imigrações contemporâneas. Tem como linhas de pesquisa: Direitos Humanos, cidadania e política, etnicidade e identidade. Organizou as coletâneas “Cartografias da Imigração: interculturalidade e Políticas Públicas” (2007), “Os Árabes e suas Américas” (2008), “Políticas da Diversidade:(In)visibilidades, pluralidade e cidadania em uma perspectiva antropológica” (2013) e “Promessas e Incertezas da Ciência: perspectivas antropológicas sobre saúde, cuidado e controle” (2017). Em 2017 publica o livro “Imigrantes ou Refugiados? Tecnologias de Controle e as Fronteiras” pela Paco Editoral resultado do Projeto CAPES/FCT. É membro eleita para o conselho científico da Associação Brasileira de Antropologia.

Edilson Amaral Nabarro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Doutorando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFRGS), concluiu o programa de Mestrado em Economia Profissional (PPGE-UFRGS, 2015) com a pesquisa sobre análise do acesso à educação para a promoção do desenvolvimento humano e redução das desigualdades raciais. Especialista em Gestão Universitária (PPGA/UFRGS, 1997) e também Sociologia Rural (IEPE/UFRGS, 1984).
Ativista do movimento negro, com ênfase nas áreas de construção de identidade racial e políticas públicas de promoção da igualdade racial. Atuou nas áreas de assessoria administrativa, gestão de pessoas e assistência estudantil.

Gabriela Rabello de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursa especialização em Políticas Públicas pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e é Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Orienta a sua formação para área de gestão de projetos, integração regional e desenvolvimento social.

Rafaela Micaela Ritter Riccordi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em politicas publicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

FAGUNDES JARDIM, D.; AMARAL NABARRO, E.; RABELLO DE LIMA, G.; RITTER RICCORDI, R. M. TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS E MERCADO DE TRABALHO: O QUE DIZEM OS DIPLOMADOS DA UFRGS SOBRE SEUS DESAFIOS E PERCURSOS DURANTE A GRADUAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 39–61, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.24418. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24418. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios