Estratégias de Ensino em Ciências para a Educação Infantil e os Anos Iniciais: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.24749
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estratégias de ensino em Ciências; Educação Infantil; Anos Iniciais.

Resumo

O ensino de Ciências é primordial para o desenvolvimento da reflexão, do pensamento crítico e da curiosidade dos alunos e, portanto, deve ser trabalhado desde o início da escolarização. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar pesquisas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) em recentes edições (2013, 2015, 2017 e 2019), referentes às estratégias de ensino em Ciências que vêm sendo utilizadas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). Foram selecionados trinta e seis (36) trabalhos, os quais foram classificados de acordo com a estratégia utilizada, a edição do ENPEC, a etapa de ensino e a linha temática em que foram inseridos no encontro. Observou-se que as estratégias mais frequentes foram: ensino por investigação, estratégias lúdicas, experimentação e projetos. Também houve uma desigual distribuição entre as linhas, sendo que mais da metade dos trabalhos se concentrou na linha de “ensino e aprendizagem de conceitos científicos”, e, quanto às etapas de ensino, menos de um quarto das pesquisas se desenvolveu na educação infantil. Algo recorrente nas pesquisas analisadas foi a ideia de que os estudantes devem ser considerados como sujeitos ativos de seu próprio processo de aprendizado. Ressalta-se ainda a importância de se desenvolver, em pesquisas futuras, trabalhos que envolvam o ensino de ciências na educação infantil e que trabalhem numa perspectiva mais interdisciplinar e integradora também com os anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

ALVES, D. K. C.; MATTOS, K. R. C. de; KRÜTZMANN, F. L.; SILVA, B. T. da; GOLDSCHMIDT, A. I. Estratégias de Ensino em Ciências para a Educação Infantil e os Anos Iniciais: um estado da arte . Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 1–19, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.24749. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24749. Acesso em: 2 maio. 2024.