DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO EPT/EJA NO IFPR – CAMPUS UMUARAMA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.25690Palavras-chave:
Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Currículo Integrado.Resumo
Este artigo trata dos desafios da implantação de um curso de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio integrado à Educação de Jovens e Adultos (EPT/EJA), no âmbito do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. Seu objetivo é identificar e discutir, no contexto das instituições de ensino que ofertam EJA e EPT/EJA no município, o perfil dos estudantes, as dificuldades das escolas, além de mostrar os desafios relacionados ao currículo integrado e às experiências referentes à EJA na visão de docentes do Ensino Médio Integrado do referido campus. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando questionários e entrevistas estruturadas, entre outubro e dezembro de 2019. Os resultados indicaram que a maioria do público da EJA, no município, é composto por estudantes da periferia, trabalhadores de baixa renda, e a evasão foi apontada como o principal problema. Entre os professores participantes, a maioria não possui formação específica em EJA, não foi capacitada pela instituição, e muitos docentes não compreendem o conceito de integração. Como síntese, para superar as dificuldades relacionadas à implementação da EPT/EJA, as propostas devem se fundamentar nos princípios da formação integral, promovendo, a todos, o direito à educação continuada ao longo da vida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.