Dificuldades encontradas por professores e alunos do Ensino Médio no desenvolvimento de práticas de modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.25920Parole chiave:
Modelagem Matemática; Planejamento; Ensino Médio.Abstract
O artigo aborda resultados de um estudo que foi desenvolvido ao longo de três anos, por meio de nove etapas, abarcando a exploração de duas práticas de Modelagem Matemática em três distintas escolas do Vale do Taquari. Uma das questões norteadoras da pesquisa foi “Quais os principais obstáculos encontrados pelos professores para e na implementação da metodologia da Modelagem Matemática nas escolas públicas?” Neste cenário, o presente artigo tem por objetivo analisar algumas dificuldades observadas no desenvolvimento de práticas de Modelagem Matemática, incluindo as etapas (Bassanezi, 2015), bem como as ações promovidas no replanejamento de algumas práticas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aproximações de estudo de caso, e os dados foram obtidos por meio de gravações realizadas nas reuniões de planejamento, entrevistas das professoras das escolas e do diário de campo utilizado pelos pesquisadores. Os dados apontam que as dificuldades observadas nas etapas se encontram na segunda (coleta de dados) e na terceira (análise de dados e formulação do Modelo Matemático). Em adição, outros entraves se consistiram na insegurança do professor (em conteúdos matemáticos e no processo de modelagem), bem como na imprecisão de dados. No replanejamento, foram contemplados “ensaios” visando melhorar aferições e uso de médias para aproximação maior dos dados coletados. Por fim, as instituições não apresentaram obstáculos para o desenvolvimento de práticas de Modelagem Matemática.
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