A HISTÓRIA DE LUTA, ORGANIZAÇÃO E CONQUISTA DA ESCOLA ITINERANTE CHICO MENDES-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.26048
Agências de fomento

Palavras-chave:

Movimento Sem Terra; Escola Itinerante; Educação do campo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e descrever o movimento realizado pelos sujeitos (educadores, educandos, pais e mães) no âmbito da conquista da Escola Itinerante (EI) Chico Mendes, em Quedas do Iguaçu (PR), no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para tanto, buscou-se entender o processo histórico de organização da EI Chico Mendes no período de 2003 a 2007. As reflexões apresentadas sintetizam parte dos resultados da investigação desenvolvida no programa de pós-graduação em educação. A pesquisa, que tem caráter qualitativo, definiu-se como estudo de caso, com aporte em documentos elaborados pelo MST e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do desenvolvimento e da constituição da EI. Os resultados permitem compreender que o movimento de organização da EI garantiu o processo de escolarização das crianças, no contexto e na realidade das famílias acampadas, definindo-se como marco na história da educação no contexto do MST.

 

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

CLAUDIO , F. G. de S. .; SANTOS, F. S. dos; MARTINS, S. A. A HISTÓRIA DE LUTA, ORGANIZAÇÃO E CONQUISTA DA ESCOLA ITINERANTE CHICO MENDES-PR. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 330–349, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.26048. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26048. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios