A HISTÓRIA DE LUTA, ORGANIZAÇÃO E CONQUISTA DA ESCOLA ITINERANTE CHICO MENDES-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.26048Palavras-chave:
Movimento Sem Terra; Escola Itinerante; Educação do campo.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender e descrever o movimento realizado pelos sujeitos (educadores, educandos, pais e mães) no âmbito da conquista da Escola Itinerante (EI) Chico Mendes, em Quedas do Iguaçu (PR), no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para tanto, buscou-se entender o processo histórico de organização da EI Chico Mendes no período de 2003 a 2007. As reflexões apresentadas sintetizam parte dos resultados da investigação desenvolvida no programa de pós-graduação em educação. A pesquisa, que tem caráter qualitativo, definiu-se como estudo de caso, com aporte em documentos elaborados pelo MST e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do desenvolvimento e da constituição da EI. Os resultados permitem compreender que o movimento de organização da EI garantiu o processo de escolarização das crianças, no contexto e na realidade das famílias acampadas, definindo-se como marco na história da educação no contexto do MST.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.