EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E LEGISLAÇÃO: ANÁLISE DOS CASOS BRASILEIRO, PARANAENSE E CAMPO-LARGUENSE
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.26157Palavras-chave:
meio ambiente, ambientalismo, educação ambiental críticaResumo
Este artigo, produzido a partir da disciplina de Educação Ambiental do programa de mestrado do PROFEPT, tem como objetivo apresentar a legislação em educação ambiental nos três níveis federativos - nacional (Brasil), estadual (Paraná) e municipal (Campo Largo) - analisando-a de maneira crítica. Através da pesquisa qualitativa exploratória e da análise bibliográfica e documental apresentamos e debatemos a legislação já existente, seu conteúdo, positividades e limitações. Discutimos as correntes em educação ambiental: a conservadora e pragmática, e a crítica e transformadora, e fazemos a defesa de qual caminho devemos seguir na luta por justiça social e uma melhor inter-relação com o meio ambiente. A pesquisa conduzida permitiu vislumbrar que há significativa e consistente legislação ambiental em cada um dos níveis federativos. Porém, ao mesmo tempo, nos coloca a questão de até que ponto elas têm de fato sido implantadas e servido para garantir uma mudança da visão da sociedade sobre o meio ambiente e nossa relação com ele. Tema que muitos autores da corrente crítica e transformadora trataram em diversos estudos e análises. Na conclusão retornamos aos questionamentos anteriores sobre a sociedade brasileira, nos perguntando a importância que a educação ambiental poderia ter para evitar diversos crimes e desastres ambientais que atingiram e atingem cotidianamente nosso país.
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