EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E LEGISLAÇÃO: ANÁLISE DOS CASOS BRASILEIRO, PARANAENSE E CAMPO-LARGUENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.26157
Agências de fomento

Palavras-chave:

meio ambiente, ambientalismo, educação ambiental crítica

Resumo

Este artigo, produzido a partir da disciplina de Educação Ambiental do programa de mestrado do PROFEPT, tem como objetivo apresentar a legislação em educação ambiental nos três níveis federativos - nacional (Brasil), estadual (Paraná) e municipal (Campo Largo) - analisando-a de maneira crítica. Através da pesquisa qualitativa exploratória e da análise bibliográfica e documental apresentamos e debatemos a legislação já existente, seu conteúdo, positividades e limitações. Discutimos as correntes em educação ambiental: a conservadora e pragmática, e a crítica e transformadora, e fazemos a defesa de qual caminho devemos seguir na luta por justiça social e uma melhor inter-relação com o meio ambiente. A pesquisa conduzida permitiu vislumbrar que há significativa e consistente legislação ambiental em cada um dos níveis federativos. Porém, ao mesmo tempo, nos coloca a questão de até que ponto elas têm de fato sido implantadas e servido para garantir uma mudança da visão da sociedade sobre o meio ambiente e nossa relação com ele. Tema que muitos autores da corrente crítica e transformadora trataram em diversos estudos e análises. Na conclusão retornamos aos questionamentos anteriores sobre a sociedade brasileira, nos perguntando a importância que a educação ambiental poderia ter para evitar diversos crimes e desastres ambientais que atingiram e atingem cotidianamente nosso país.

Biografia do Autor

Guilherme Basso dos Reis, Instituto Federal do Paraná

Guilherme é graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário UNINTER. Mestrando pelo programa PROFEPT no Instituto Federal do Paraná. Servidor Técnico Administrativo na função de auxiliar de biblioteca no IFPR campus Campo Largo.

Márcia Valéria Paixão, Instituto Federal do Paraná

Marcia Valéria Paixão é pós doutora em Antropologia Cultural pela Universidade de Salamanca. É professora do Instituto Federal do Paraná, sendo docente do programa de mestrado do PROFEPT.

Frederico Fonseca da Silva, Instituto Federal do Paraná

Frederico Fonseca da Silva é doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Maringá. É professor no Instituto Federal do Paraná, sendo docente do programa de mestrado do PROFEPT.

Fabiana Zanelato Bertolde, Instituto Federal da Bahia

Fabiana Zanelato Bertolde é graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UESC. Estágio de pós-doutorado em Fisiologia Vegetal pelo CIRAD-França/IVIA-Espanha. Docente EBTT do IFBA campus Eunápolis e do programa de mestrado do PROFEPT.

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

DOS REIS, G. B.; PAIXÃO, M. V.; DA SILVA, F. F.; BERTOLDE, F. Z. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E LEGISLAÇÃO: ANÁLISE DOS CASOS BRASILEIRO, PARANAENSE E CAMPO-LARGUENSE. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 84–107, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.26157. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26157. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios