GERENCIANDO A EDUCAÇÃO: A APLICAÇÃO DO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.2621Palavras-chave:
Administração da Educação, Avaliação, Políticas gerenciais.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as transformações da administraçãoda educação no Brasil, enfocando especialmente as inovações gerenciais na área da
educação. Observamos que tais transformações estão ligadas as diferentes teorias da
administração, mas principalmente aos diferentes projetos de país elaborados pelos
governos brasileiros, que na última década foram fortemente influenciados pelo Consenso
de Washington. O artigo apresenta uma sucinta explanação sobre a aplicação da
administração gerencial à educação e sobre como a implantação de sistemas de avaliação
institucional contribuíram para isto, gerando ao mesmo tempo uma polêmica sobre a
“mercantilização da educação” e o questionamento dos instrumentos de avaliação.
Acreditamos, no entanto que aplicar políticas gerenciais na educação é uma forma de
aperfeiçoar o seu resultado e melhorar o processo de aprendizado, ao garantir uma
utilização ótima de recursos para o processo docente.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SANTOS, M. O.; LINDEN, R. GERENCIANDO A EDUCAÇÃO: A APLICAÇÃO DO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 215–231, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i5.2621. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2621. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos da Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.