NEURODIDÁTICA E METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO: UMA RELAÇÃO EFICAZ
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.26432Palavras-chave:
Neurodidática; Metodologia ativa; Ensino.Resumo
Diante das constantes mudanças obervadas na sociedade, surge uma maior necessidade de repensar e debater sobre as práticas pedagógicas. Este artigo tem como objetivo compreender como as metodologias ativas podem se relacionar com os saberes neurocientíficos e as contribuições destes para o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde se utilizou de diferentes autores referentes a neurociências, metodologias ativas, aprendizagem significativa e ainda se fez uso da legislação educacional vigente. Os resultados obtidos apontaram que o uso das metodologias ativas e o contato com os conhecimentos neurocientíficos, possibilitam aos educadores repensar a sua prática pedagógica, ofertando uma aprendizagem efetiva e significativa, onde o cérebro esteja motivado, tornando o educando um indivíduo ativo e principal personagem do processo de ensino e aprendizagem.
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