NEURODIDÁTICA E METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO: UMA RELAÇÃO EFICAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.26432
Agências de fomento

Palavras-chave:

Neurodidática; Metodologia ativa; Ensino.

Resumo

Diante das constantes mudanças obervadas na sociedade, surge uma maior necessidade de repensar e debater sobre as práticas pedagógicas. Este artigo tem como objetivo compreender como as metodologias ativas podem se relacionar com os saberes neurocientíficos e as contribuições destes para o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde se utilizou de diferentes autores referentes a neurociências, metodologias ativas, aprendizagem significativa e ainda se fez uso da legislação educacional vigente. Os resultados obtidos apontaram que o uso das metodologias ativas e o contato com os conhecimentos neurocientíficos, possibilitam aos educadores repensar a sua prática pedagógica, ofertando uma aprendizagem efetiva e significativa, onde o cérebro esteja motivado, tornando o educando um indivíduo ativo e principal personagem do processo de ensino e aprendizagem.    

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Publicado

12-04-2023

Como Citar

CALABRIA, P. H.; NÓBILE, M. F. NEURODIDÁTICA E METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO: UMA RELAÇÃO EFICAZ. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 316–329, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.26432. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26432. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios