IMPLICAÇÕES DO RACISMO NO PROCESSO EDUCATIVO DE ESTUDANTES NEGROS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26527Palavras-chave:
Escola, Desempenho escolar, RacismoResumo
O presente estudo é fruto de uma pesquisa mais ampla desenvolvida durante o mestrado e tem como objetivo verificar as implicações do racismo na trajetória escolar dos estudantes negros oriundos de escolas públicas no interior do estado da Bahia e de Sergipe. Tivemos o apoio teórico de estudos desenvolvidos acerca dos efeitos do racismo na trajetória escolar dos discentes. Utilizamos o Software SPSS para analisar as respostas de 120 alunos inseridos nos anos finais do ensino fundamental. Os dados foram analisados mediante a associação da cor da pele com a experiência de racismo e o desempenho escolar. Evidenciamos que não houve diferença significativa na experiência de racismo, tão pouco no desempenho escolar dos estudantes negros quando comparados com os brancos. Contudo, identificamos que quanto mais o aluno percebe que foi alvo de racismo, maior o atraso em sua escolaridade. Assim, além de investigar as disparidades no desempenho escolar de alunos negros e brancos, sugerimos que pesquisas futuras se debrucem acerca do modo como o racismo opera na produção do fracasso escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.