EDUCAR PARA O VIVER E O MORRER
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.2661Palavras-chave:
Morte, Educar, Multidisciplinar e Interdisciplinar.Resumo
A ausência dos temas pertinentes à morte nos meios educacionais deve-se em grande parte, a termos nos afastado da morte, em virtude de uma sociedade que cultiva a onipotência curativa, a manutenção da vida a qualquer preço e de qualquer forma. Transformamo-nos em uma sociedade que fecha os olhos e silencia diante do Suicídio e da Eutanásia, os quais existem de forma marginalizada, de forma negligenciada, de forma renegada às margens das discussões acadêmicas e sociais. Ver o ser humano como um todo, é reunir o físico, biológico, psicoemocional, espiritual, em toda complexidade, e, assim produzir conhecimentos que partam de uma base inter, multi e transdisciplinar, é compreender que, quando não há explicação, quando não há palavras para descrever, é aí que se encontra o “humano” do ser, e é nesse âmbito que encontramos o tema da morte que deve ser abordado no ambiente educacional. Isto não implica em haver “Doutores em Tanatologia” nas Escolas, mas, apenas em compreender que de forma multi e interdisciplinar, de forma crítica e reflexiva, qualquer pessoa com maturidade e formação educativa está apta a dialogar sobre esta temática.Downloads
Publicado
10-01-2011
Como Citar
GOIS DE MORAES, I. I.; OLIVEIRA, I. de G. de. EDUCAR PARA O VIVER E O MORRER. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.17648/educare.v5i10.2661. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2661. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos da Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.