UMA BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA DOS TERMOS “FRACASSO” E “SUCESSO ESCOLAR”
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2679
Agências de fomento
CNPq
Palavras-chave:
Palavras-chave, “fracasso escolar”, senso comum, metodologia científica.Resumo
Existe um fenômeno social que faz as pessoas sentirem-se bastante seguram em opinar sobre diversos temas relativos à Educação, o que muitas vezes, torna os temas concernentes a essa área do conhecimento, objetos do senso-comum. Tanto é verdade tal assertiva que a existência de um saber específico dos educadores é objeto de discussão na área de estudos sobre formação de professores. Um exemplo, bastante marcante, e que identifica esse problema é a idéia de “fracasso escolar”, termo este, muitas vezes, usado de forma indiscriminada. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o que significa falar de “fracasso escolar” quando ele é pensado como objeto de pesquisa acadêmica, histórico e sociológico. Para tanto, serão usados os estudos de diversos estudiosos que direta ou indiretamente se debruçaram sobre o tema, tais como Charlot, Bourdieu, Lahire entre outros.Downloads
Publicado
01-07-2010
Como Citar
BRAGHINI, K. M. Z. UMA BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA DOS TERMOS “FRACASSO” E “SUCESSO ESCOLAR”. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2679. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2679. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos da Educação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.