PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO CONTEXTO MULTICULTURAL DO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26909Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Educação ambiental, Educação plural.Resumo
O presente trabalho apresenta a proposição de uma sequência didática composta de dez aulas, direcionada a docentes de Ciências Naturais e tendo como foco turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Como base, foram adotadas as concepções do multiculturalismo crítico e do Ensino intercultural, em vista à aproximação da realidade dos estudantes às salas de aula de Biologia. O tema, por sua vez, foi o da relação entre problemas causados ao meio ambiente e ações humanas, trazendo, portanto, a união do plural ao natural. Com o material concretizado foi possível avaliar as suas contribuições e desafios. Como contribuição considera-se a sequência didática como uma possível referência aos docentes de Biologia, a um tema ainda incipiente e com poucas experiências relatadas. Os desafios partem da complexidade de elaboração de aulas baseadas nas concepções adotadas. Tais problemas colocam à prova a capacidade de renovação e criatividade de professores ligados às Ciências Naturais, em vista à elaboração de estratégias que se façam mais atentas à realidade dos alunos.Downloads
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