BULLYING, FORMAÇÃO DOCENTE E RACIONALIDADE COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.27497Palavras-chave:
Intimidação sistemática, Agir comunicativo, EscolaResumo
A violência está presente no mundo da vida escolar. No entanto, um tipo particular de violência que tem preocupado estudiosos e a sociedade é o bullying. A relação entre esta forma de violência sistemática e a formação de professores é analisada pela lógica da racionalidade comunicativa. Assim, através de uma investigação bibliográfica e exploratória, buscou-se demonstrar o potencial do uso da razão comunicativa nos espaços da formação do docente para que a linguagem assuma sua função de entendimento mútuo para solucionar problemas de ordem moral-prática. O levantamento da literatura acerca dessa relação se revelou deficiente e a inserção da teoria da ação comunicativa (TAC) de Jürgen Habermas para analisar a violência na escola se constitui um desafio pelo seu potencial emancipador e democrático. Depreende-se que o conhecimento aprofundado sobre bullying alinhado à TAC poderia proporcionar aos professores elementos para um agir efetivo na redução e minimização da prática ofensiva ao processo educativo e à sociedade, levando em consideração que a educação deve propiciar a formação do sujeito autônomo e competente, capaz de construir uma sociedade justa e verdadeiramente democrática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.