SAÚDE E ESTILO DE VIDA DE DOCENTES CONSIDERANDO A ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.28137Palavras-chave:
Atividade Física; Saúde Docente; Lazer.Resumo
Este trabalho buscou relacionar o nível de Atividade Física no Lazer considerando o Estilo de Vida e Saúde dos profissionais da educação no contexto da pandemia de COVID-19. Participaram 201 professores da Rede Municipal de Educação. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico; Questionário Internacional de Atividade Física – versão longa; Perfil de Estilo de Vida Individual; Questionário de Saúde Docente. Foram utilizados os testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson, Correção de Continuidade de Yates e Exato de Fisher, Prova U de Mann Whitney. Evidenciou-se que professores Ativos Fisicamente apresentam menores índices de esgotamento que professores inativos e um perfil de estilo de vida mais positivo. A dimensão de Atividade Física não é o determinante para a promoção de um Estilo de Vida Individual mais positivo, nem central para melhores níveis de Saúde Docente sendo que, as dimensões de Relacionamento e Autoeficácia são determinantes na construção de um Estilo de Vida Positivo e uma Saúde Docente excelente, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educere et Educare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.