Ambientes virtuais de aprendizagem na educação à distância: propostas de interface
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.28180Keywords:
Ambiente Virtual de Aprendizagem; Moodle; Interface; Software.Abstract
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) apresentaram uma proposta transformadora na história da Educação a Distância (EaD). Entretanto, se fazem necessárias a manutenção e atualização de estruturas que compõem esses espaços. Com essa proposta, esta pesquisa tem como objetivo um re-design de interface para Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseados no Moodle, que atenda às necessidades dos estudantes da EaD. A partir de uma pesquisa de campo por meio de grupos focais com discentes de cursos EaD da URPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, que utilizam o AVA Moodle, foram identificadas dificuldades tanto na utilização como na usabilidade e comunicação do Moodle, dificuldades essas que não envolvem apenas os discentes, mas também professores e tutores, resultando em potenciais motivos para a aumento da evasão. A partir das dificuldades identificadas, esta pesquisa apresenta possíveis intervenções que resultaram na criação de interfaces e interações para o Moodle, no intuito de sanar algumas dificuldades dos estudantes e melhorar a experiência de uso, assim também contribuindo para um processo de aprendizagem mais efetivo e redução dos índices de evasão na EaD.
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