SABERES DE MULHERES QUILOMBOLAS EM PERSPECTIVAS AFROCENTRADAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28333Resumo
Este estudo analisa saberes de mulheres quilombolas sobre práticas educativas de alfabetização realizadas pelo Projeto de Extensão EJAI Mulher (PEJAI Mulher). É uma reanálise das trajetórias, vivências e processos de alfabetização das mulheres da Comunidade Quilombola de Laranjeiras/Aldeias Altas/MA, visando compreender a presença da afrodescendência e da Afrocentricidade nas vivências do grupo de quebradeiras de coco-babaçu da região dos cocais maranhenses. Faz uso da pesquisa documental, recorrendo a análise da monografia “Mulheres quilombolas na EJAI: trajetórias, vivências e processos” (SILVA, 2019), subsidiada pela pesquisa bibliográfica, a partir do conceito de Afrodescendente (BOAKARI, 2010; CUNHA JR, 2001, SILVA, 2015) e Afrocentricidade (ASANTE, 2009; MAZAMA, 2009). Destaca saberes afrocentrados que constituem a comunidade Laranjeiras e sua matriz histórica, cultural e epistemológica, também, em diálogo com as perspectivas de conhecimento hegemônico. Conclui que a análise de saberes de mulheres quilombolas são fundamentais para quem deseja afrocentrar suas pesquisas, reafirmando o protagonismo e as vozes insurgentes desse grupo, suas existências e seus saberes locais ligados aos valores civilizatórios africanos e afrodiaspóricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.