SABERES DE MULHERES QUILOMBOLAS EM PERSPECTIVAS AFROCENTRADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28333

Resumo

Este estudo analisa saberes de mulheres quilombolas sobre práticas educativas de alfabetização realizadas pelo Projeto de Extensão EJAI Mulher (PEJAI Mulher). É uma reanálise das trajetórias, vivências e processos de alfabetização das mulheres da Comunidade Quilombola de Laranjeiras/Aldeias Altas/MA, visando compreender a presença da afrodescendência e da Afrocentricidade nas vivências do grupo de quebradeiras de coco-babaçu da região dos cocais maranhenses. Faz uso da pesquisa documental, recorrendo a análise da monografia “Mulheres quilombolas na EJAI: trajetórias, vivências e processos” (SILVA, 2019), subsidiada pela pesquisa bibliográfica, a partir do conceito de Afrodescendente (BOAKARI, 2010; CUNHA JR, 2001, SILVA, 2015) e Afrocentricidade (ASANTE, 2009; MAZAMA, 2009). Destaca saberes afrocentrados que constituem a comunidade Laranjeiras e sua matriz histórica, cultural e epistemológica, também, em diálogo com as perspectivas de conhecimento hegemônico. Conclui que a análise de saberes de mulheres quilombolas são fundamentais para quem deseja afrocentrar suas pesquisas, reafirmando o protagonismo e as vozes insurgentes desse grupo, suas existências e seus saberes locais ligados aos valores civilizatórios africanos e afrodiaspóricos.

 

Biografia do Autor

Tercilia Silva, Universidade Federal do Maranhão

Tercilia Mária da Cruz Silva é Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Raimunda Machado, Universidade Federal do Maranhão

Raimunda Nonata da Silva Machado é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Professora Adjunta do Departamento de Educação II, do curso de Pedagogia da UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

SILVA, T. M. da C.; MACHADO, R. N. da S. SABERES DE MULHERES QUILOMBOLAS EM PERSPECTIVAS AFROCENTRADAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 160–180, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.28333. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28333. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios