As emoções e o processo educativo: uma leitura a partir da teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.28529Palavras-chave:
Emoções; Ensino-aprendizagem; Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre as emoções e suas relações com os processos de ensino e aprendizagem e a atuação docente. Utiliza de uma pesquisa bibliográfica sistemática de artigos, a partir da base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Nessa base, foram identificados 32 artigos que atenderam às especificações utilizadas como critérios de classificação, como os descritores: ensino; aprendizagem; e psicologia histórico-cultural. A análise está assentada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontaram poucos estudos associados à temática, que visavam apresentar uma releitura das emoções, especialmente em Vigotski, bem como alguns desses artigos evidenciaram a relevância dos aspectos emocionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, sugerindo a necessidade de abordar a unidade cognitivo-afetiva no processo educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.