NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.28557Resumo
O objetivo deste artigo é localizar, diante da literatura publicada das neurociências e educação, suas contribuições para a área da educação, de modo a focar na prática pedagógica e no que está em frequente debate nas publicações recentes, dos últimos cinco anos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas seguintes bases de dados: portal CAPES, CAFe, Scopus, Google Scholar e Pubmed, combinando palavras-chaves primárias e secundárias. Sabe-se que, atualmente, por meio de exames de imagem e uma maior tecnologia, temos acesso a um maior conhecimento a respeito das funções cerebrais e sua relação com a aprendizagem. Nesse sentido, a utilização dos conhecimentos das neurociências no campo da educação podem ser úteis aos professores, se pensados de forma interdisciplinar. O número de publicações nesta área tem um aumento significativo a cada ano e no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, a área das ciências humanas representa maioria, com 17% das publicações dos últimos cinco anos. Apesar da possibilidade, a temática é ainda pouco explorada pelos educadores, visto que os achados de pesquisa sugerem que as neurociências, quando relacionadas ao aprendizado, é mais explorado nas áreas médicas do que nas educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.