NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Andressa Loise Zardo Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tânia Maria Rechia Schroeder Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.28557

Resumo

O objetivo deste artigo é localizar, diante da literatura publicada das neurociências e educação, suas contribuições para a área da educação, de modo a focar na prática pedagógica e no que está em frequente debate nas publicações recentes, dos últimos cinco anos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas seguintes bases de dados: portal CAPES, CAFe, Scopus, Google Scholar e Pubmed, combinando palavras-chaves primárias e secundárias. Sabe-se que, atualmente, por meio de exames de imagem e uma maior tecnologia, temos acesso a um maior conhecimento a respeito das funções cerebrais e sua relação com a aprendizagem. Nesse sentido, a utilização dos conhecimentos das neurociências no campo da educação podem ser úteis aos professores, se pensados de forma interdisciplinar. O número de publicações nesta área tem um aumento significativo a cada ano e no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, a área das ciências humanas representa maioria, com 17% das publicações dos últimos cinco anos. Apesar da possibilidade, a temática é ainda pouco explorada pelos educadores, visto que os achados de pesquisa sugerem que as neurociências, quando relacionadas ao aprendizado, é mais explorado nas áreas médicas do que nas educacionais.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

LOISE ZARDO, A.; RECHIA SCHROEDER, T. M. . NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS E POSSIBILIDADES. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 238–256, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.28557. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28557. Acesso em: 28 mar. 2024.