TEORIA LITERÁRIA

SABER PERTINENTE À FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28932

Resumo

Este estudo propõe-se investigar a contribuição de Estudos Literários ou de Teoria Literária na formação inicial de pedagogos. Para tanto, além de pesquisa de caráter bibliográfico, foram analisadas as ementas e os currículos dos cursos de Pedagogia oferecidos pelos diferentes campi do Instituto Federal do Estado de São Paulo, visando relacionar a formação dos pedagogos e o potencial formador da Literatura Infantil em sala de aula. Tal investigação justifica-se, entre outros motivos, pelo processo de instrumentalização do saber literário que, de acordo com Dalvi (2013), Leite (1986), Oliveira (2015), Paiva e Oliveira (2010), e Silva (2003), vem acontecendo nas salas de aulas e minimizando a pertinência da disciplina no processo de formação dos sujeitos. O estudo tem como referência autores que trabalham o conceito de Literatura e seu papel humanizador e desalienante em contraposição ao conceito de Literatura apenas como instrumento paradidático, isto é, sua função essencial e o possível esvaziamento desta no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Augusto Caetano Rafael da Silva, Instituto Federal de São Paulo

Graduado em Letras pela Universidade de Taubaté e cursa Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Daniele Cristiane de Oliveira, Instituto Federal de São Paulo

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e cursa Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Renata de Almeida Vieira, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Campos do Jordão.

Ana Maria Cavalcante de Lima, Instituto Federal da Paraíba

 Doutora em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico pelo Instituto Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

05-08-2022

Como Citar

RAFAEL DA SILVA, A. C.; DE OLIVEIRA, D. C.; DE ALMEIDA VIEIRA, R.; CAVALCANTE DE LIMA, A. M. TEORIA LITERÁRIA: SABER PERTINENTE À FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS?. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 201–217, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i41.28932. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28932. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios