TEORIA LITERÁRIA
SABER PERTINENTE À FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS?
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.28932Resumo
Este estudo propõe-se investigar a contribuição de Estudos Literários ou de Teoria Literária na formação inicial de pedagogos. Para tanto, além de pesquisa de caráter bibliográfico, foram analisadas as ementas e os currículos dos cursos de Pedagogia oferecidos pelos diferentes campi do Instituto Federal do Estado de São Paulo, visando relacionar a formação dos pedagogos e o potencial formador da Literatura Infantil em sala de aula. Tal investigação justifica-se, entre outros motivos, pelo processo de instrumentalização do saber literário que, de acordo com Dalvi (2013), Leite (1986), Oliveira (2015), Paiva e Oliveira (2010), e Silva (2003), vem acontecendo nas salas de aulas e minimizando a pertinência da disciplina no processo de formação dos sujeitos. O estudo tem como referência autores que trabalham o conceito de Literatura e seu papel humanizador e desalienante em contraposição ao conceito de Literatura apenas como instrumento paradidático, isto é, sua função essencial e o possível esvaziamento desta no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.