Letramento matemático: compreensões emergentes para a aprendizagem em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.29251

Palavras-chave:

Letramento Matemático; Aprendizagem em Matemática; Ensino Fundamental.

Resumo

Objetiva-se com essa pesquisa favorecer a elaboração de conjecturas, e reflexões emergentes sobre o Letramento Matemático e as práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A compreensão especifica sobre Letramento Matemático implica em uma prática de ensino e aprendizagem voltada para o contexto social, cultural dos estudantes e a valorização dos conhecimentos prévios. A pesquisa é de cunho qualitativa, bibliográfica- documental apoiada em teóricos que discutem o tema, abarcada dos documentos oficiais do (BNCC, PCN, OCDE /PISA).  Os resultados apontam a necessidade de aprofundamentos de estudos na perspectiva do Letramento Matemático que favoreçam a relação entre o Letramento Matemático, os conhecimentos matemáticos e a práticas sociais, visto que com a aprovação da BNCC, que orienta a elaboração dos currículos escolares no território brasileiro, o Letramento Matemático passa a ser concebido como um direito de aprendizagem.

 

Downloads

Publicado

12-04-2023

Como Citar

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. de; OLIVEIRA, C. R. . Letramento matemático: compreensões emergentes para a aprendizagem em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 216–235, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.29251. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29251. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios