O ENSINO RELIGIOSO E A CULTURA ESCOLAR:
UM ENCONTRO HISTÓRICO-SOCIAL PARA A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29422Palavras-chave:
Ensino Religioso; Cultura Escolar; Educação.Resumo
A construção histórica da disciplina Ensino Religioso esteve presente desde a origem do processo educacional brasileiro. Tal processo histórico ajudou a construir a Cultura Escolar, uma rede de relações e normas específicas do ambiente educacional e que direcionam o processo de formação. A presente investigação se aproxima do Método Fenomenológico, para que o desvelar do fenômeno estudado ocorra tal qual ele se apresenta. O procedimento adotado é qualitativo de caráter exploratório, com intuito de compreender amplamente as relações existentes entre o Ensino Religioso enquanto dispositivo de formação dos sujeitos e da Cultura Escolar. Concluímos que o processo de influências mútuas entre Igreja, Escola e Sociedade, modificaram a proposta de Ensino de Religião em busca do Ensino de Religiosidades. Os vínculos existentes entre a disciplina Ensino Religioso e a Cultura Escolar podem criar um espaço fértil de encontro entre as diversidades culturais e religiosas, oferecendo possibilidades para uma formação que respeite e valorize as diferenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.