MONITORIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO UMA POSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29533Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de elaboração e os primeiros resultados da implementação pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade de Londrina NAC/UEL da Monitoria em Educação Especial. Trata-se de projeto de pesquisa em ensino em parceria com a equipe do NAC que ocorreu no ano letivo de 2021 e contou com cinco monitoras dos cursos de Psicologia e Pedagogia e seis monitorandos, universitários público-alvo da Educação Especial matriculados nos cursos de graduação presencial da UEL. Ao todo, foram realizadas 27 reuniões de supervisão das sessões de acompanhamento, em que estratégias variadas foram implementadas, desde organização de hábitos de estudos; comunicação com professores e colegas; conhecimentos das normas, dos espaços e serviços da universidade. Entre os resultados principais do trabalho, destacam-se os feedbacks positivos dados pelos monitorandos e pelas monitoras e os próprios desempenhos dos primeiros na resolução dos problemas e dificuldades que os fizeram procurar a monitora inicialmente. Conclui-se que a Monitoria em Educação Especial pode ser considerada um dos recursos de Atendimento Educacional Especial no Ensino Superior. Além disso, constata-se a necessidade de ampliação do número de discentes atendidos, que pode ser garantida por destinação de recursos financeiros de apoio às monitoras, aumento de profissionais na equipe do NAC para supervisão das atividades e a participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.