A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29578Resumo
O artigo aborda a formação continuada de profissionais que atuam na área da educação especial, desde a educação básica até o ensino superior, realizada por meio de atividade de extensão universitária, em parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) e a Secretaria de Estado da Educação/Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), ambas de Cascavel, Paraná. O objetivo é refletir sobre a formação continuada de professores da educação básica à superior, bem como sobre a importância das atividades de extensão do PEE e do CAP nesse processo de formação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, constituída de pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, o foco de desenvolvimento das atividades de formação está fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados alcançados consistem na formação de professores que, a partir das reflexões propiciadas pelas atividades, compreendem as potencialidades das pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento cognitivo, podendo favorecer o processo de inclusão educacional. Conclui-se que as atividades de extensão propiciadas pela parceria entre o PEE, vinculado à universidade, e o CAP, na esfera da educação básica, são elementos fundamentais para promover a formação continuada de professores por meio de reflexões que objetivam a superação de barreiras atitudinais e físicas às pessoas cegas e com baixa visão, ainda presentes no contexto educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada; Pessoa com deficiência; Ensino Superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.