A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL: AÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29631Resumo
A presente reflexão tem como objetivo identificar as ações da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para o atendimento aos requisitos legais da inclusão de pessoas com deficiência e refletir sobre os desafios a serem enfrentados para a efetiva educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, com pesquisa bibliográfica e documental. A análise deu-se mediante a exploração dos documentos da instituição em discussão com os marcos legais e teóricos acerca da inclusão no Ensino Superior. Nesse sentido, o estudo revelou que a UFFS é uma instituição que requer atenção às políticas de inclusão, à formação continuada de docentes e técnicos do setor de acessibilidade, à construção de um currículo flexível e heterogêneo e o investimento em recursos humanos, materiais e didáticos. A análise possibilitou a identificação dos desafios postos para a instituição, assegurar o direito da aprendizagem para todos (as).
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