INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E PANDEMIA
ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELO PEE/FOZ DO IGUAÇU
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29652Resumo
Este artigo tem o objetivo de abordar trabalhos realizados pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu durante a pandemia por Covid-19. A chegada dessa doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, impôs novos desafios para a Educação Básica e para o Ensino Superior. Para as pessoas com alguma deficiência e/ou necessidade educacional especial os enfrentamentos se intensificaram. Desta forma, entender as ações promovidas, e mediações para uma inclusão educacional em uma situação atípica como essa, são importantes. Como fundamento teórico foi utilizada a abordagem Histórico-Cultural que aponta a relevância das atividades de mediação para processos de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento humano. Os dados apresentados fazem parte de um relatório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e de informações que mostram contribuições resultantes de ações de extensão com a Educação Básica, tendo a participação de profissionais da referida universidade, por exemplo, professora do atendimento educacional especializado, professoras e pesquisadoras da graduação, ou mesmo da pós-graduação, no decorrer do referido período. Conclui-se que o Programa de Educação Especial possui um papel importante acerca da temática inclusão no Ensino Superior. As ações que envolveram atividades de mediação entre professores, conhecimentos e estudantes no trabalho realizado nos formatos remoto/online possibilitaram uma reflexão e um fazer pedagógico que levasse em conta as especificidades deste processo. A realização de projetos de extensão, e suas ações com formação de professores permitiu refletir acerca dos desafios impostos pela pandemia à educação escolar e, ainda, considerar a possibilidade de amenizar as angústias e sofrimentos vivenciados pelos participantes nessa situação pandêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.